Como posso te ajudar?
Acredito que posso ser útil em orientações acerca de iniciativas voltadas para educação, comunicação, sustentabilidade, educomunicação e infância.
Minha experiência de vida:
Sou filha de pais professores: mãe autônoma, alfabetizadora de crianças; pai, concursado da rede pública estadual de ensino. Nasci na periferia de Fortaleza. Aos sete, mudei-me com minha família para Itapipoca, onde vivi por mais de 10 anos. Voltei para Fortaleza no final da adolescência. Letras foi minha primeira faculdade. Por meio dela, me apaixonei pela Educação, já também sob forte influência dos meus pais. Estudar e trabalhar com comunicação e mídias vieram logo depois. A Educomunicação e a Educação Midiática sempre foram áreas de grande entusiasmo de atuação, nas duas frentes: trabalhando nas redações dos jornais, como repórter; trabalhando nas salas de aula, como professora de estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Por ter vivido intensamente a sala de aula, por mais de 15 anos, e por viver intensamente a cidade, há quase 25 anos, como jornalista, senti necessidade de conectar mais as famílias, as escolas, as crianças e a cidade. Esta foi a base de concepção do projeto Vida Ciranda, em 2017. A startup Vida Ciranda Educação e Comunicação, plataforma multimidiática de conteúdo jornalístico especializado em Educação, Infância e Sustentabilidade, atuou até 2020 e promoveu também eventos culturais presenciais, com crianças, famílias e professores, em mais de 60 espaços de relevante valor social, patrimonial, histórico, cultural e ambiental, em Fortaleza e em outros municípios cearenses. Em 2019, iniciei Mestrado em Educação. Durante a pandemia, optei somente por estudar e cuidar da família, como bolsista CNPq do Mestrado em Educação da UFC. Sou casada, mãe de dois meninos: Gabriel, 12 anos; Lucas, 9 anos. Meus filhos são minha grande força e inspiração para pensar um mundo melhor a partir das funções sociais que eu exerço. Em 2021, fui facilitadora de oficinas de Comunicação Eficaz, pela startup Faz Carreira, para jovens em situação de vulnerabilidade de vários estados brasileiros. Entre 2019 e 2022, ministrei várias formações para professores da rede municipal de ensino de Fortaleza sobre o uso de recursos educacionais digitais e educação midiática, junto com professores e estudantes do Grupo de Pesquisa Proativa, da UFC. Desde 2017, atuo como repórter e assessora de comunicação freelancer em diversos projetos e empresas nacionais. Em 2023, atuei como assessora de comunicação na Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE). Em 2024, assumi trabalhos independentes na Assessoria AD2M Comunicação. Atualmente, estou como assessora de imprensa da rede Hapvida NotreDame Intermédica, no Ceará; e do Grupo nacional Bartolomeu | VemKiTem, no Ceará. Além disso, estou projetando nova startup chamada Projeto TecA - Tecnologias Além, sobre Educação Midiática e iniciativas de cidadania, voltadas para professores, famílias, crianças e adolescentes, como alternativas para potencializar o uso responsável, consciente, crítico e cidadão da internet e dos smartphones.
Perfil profissional:
Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Formada em Jornalismo, pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Passou também pelo curso de Letras, na Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foi professora de Português, Redação e Literatura das redes pública e particular de ensino de Fortaleza, além de cursos livres, entre os anos de 2003 e 2018. Além de professora titular em turmas regulares de Ensino Médio, em colégios como Tiradentes, Tony, Ari de Sá e Dáulia Bringel, ministrou aulas em diversos cursinhos preparatórios para concursos e vestibulares. Simultaneamente, atuou também como repórter em redações do estado. No Grupo de Comunicação O POVO, de 2007 a 2017, exerceu as funções de repórter, nas editorias Cotidiano, Educação e Infantil, e de coordenadora pedagógica do programa O POVO Educação; atualmente, é colunista de Educação do Grupo. Empreendeu na Comunicação, com um portal de notícias especializado em Educação e Infância, de 2017 a 2020, por meio da startup Vida Ciranda. VC tbm promoveu diversas inciativas com foco no diálogo cidadão entre infãncias, cidades e escolas. A empresa participou, como expositora convidada pelo Sebrae e pelo Governo do Estado, da Feira do Conhecimento 2019; Também foi finalista do Prêmio Universitário Empreendedor, do Centro de Empreendedorismo, da Universidade Federal do Ceará (CEMP/UFC), na categoria Melhor Empreendimento de Impacto Socioambiental, em 2019; além de ser finalista também do Programa Centelha CE (Funcap) - Edital 04/2019, em 2020. Em 2024, está iniciando nova startup chamada Projeto TecA - Tecnologias Além, sobre Educação Midiática de crianças e adolescentes e sobre alternativas cidadãs, para além das tecnologias, direcionadas a crianças e adolescentes Neste 2024, Sara Rebeca tounou-se Fellowship da Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, pelo programa internacional em Jornalismo e Primeira Infância (Global Institute for Reporting on Early Childhood and Caregivers), do Dart Center for Journalism and Trauma, da Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, em Nova York. Atua também como assessora de comunicação e repórter freelancer para diversas redações brasileiras. Contatos: Instagram: @sararebecaaguiar sara.rebeca.ac@gmail.com (85) 98954 7374